O que mata as empresas

Atualizado: 7 de Jan de 2020

O que mata as empresas é a combinação perversa de um conselho de administração focado no valor da ação e um C-level covarde.

A The Economist de 22 de agosto de 2019 trouxe na capa a pergunta "What companies are for?" e discutiu o tema em dois artigos. Fica da leitura a impressão de que propósito e responsabilidade social são incompatíveis com lucro e valor da ação.

Meu primeiro ponto é: valor da ação é consequência da gestão estratégica, é resultado da boa gestão. Nenhum executivo age diretamente sobre o valor da ação.

O conselho que só olha para o valor da ação e não discute com o C-level a estratégia, ou seja, como vamos trabalhar para aumentar o valor da ação, erra de forma primária. Submetido a um conselho pobre na orientação estratégica, o C-level pode se acovardar e trabalhar superficialmente buscando resultados financeiros imediatistas, bônus maximizados e rápida saída da empresa. Ou, agindo de forma responsável, propor os caminhos sustentáveis para a perenidade da companhia.

Meu segundo ponto é: o valor da ação está associado a lucro, perenidade, reputação e ética.

Lucro vem do valor percebido pelos clientes e a justa paga que a empresa recebe por isso, associado ao trato com fornecedores, processos, colaboradores, tecnologia (royalties).

Perenidade é resultado da competência para evoluir, reconhecer tendências, mitigar riscos, evitar custos ocultos.

Reputação é a soma das percepções de todos os stakeholders e da sociedade, incluindo como a empresa lida com o meio ambiente e resíduos.

Ética é a capacidade de estabelecer relações adequadas e exemplares, muito além do que a lei determina, no presente contínuo.

Esses deveriam ser os temas de uma reunião de conselho.

Meu terceiro ponto é: uma empresa tem sempre responsabilidade social inerente ao seu negócio.

O produto ou serviço que a empresa oferece precisa ser útil, precisa ter valor para quem compra e essa é a primeira responsabilidade social da empresa. Como a empresa vai contratar, reconhecer e remunerar seus colaboradores também é uma responsabilidade social. Mais uma escolha com caráter social envolve os fornecedores. Como a empresa vai lidar com os recursos naturais que utiliza e qual destino dará aos resíduos que produz e aos resíduos resultantes do consumo daquilo que entrega aos clientes. Todas essas são responsabilidades sociais básicas. essenciais, que já nascem com o empreendimento.

A conclusão é que sim, as empresas tem responsabilidade social e não há oposição entre atender acionistas e demais stakeholders. É o equilíbrio dessa complicada equação que determina, ao fim de tudo, o valor da ação.

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